![]() O crescimento de promoções via redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter deve despertar a atenção do consumidor sobre as condições de participação. As pessoas devem identificar a idoneidade da empresa, além de outras informações que garantam a validade da participação. Geralmente associadas a procedimentos que incluem se cadastrar ou se vincular de alguma forma à página da empresa que formulou a operação, as promoções devem garantir que o consumidor tenha seus dados protegidos. Para a gerente de Relacionamento do Idec, Karina Alfano, a promoção deve conter todas as informações que podem influenciar a decisão na participação. "A informação é um direito básico do consumidor", afirma. Além disso, é importante observar que qualquer tipo de promoção deve respeitar o que está estabelecido no CDC (Código de Defesa do Consumidor) que, entre outras coisas, estabelece que a oferta de produtos deve sempre assegurar informações claras (art. 31). Proteja-se dos abusos Algumas dicas são importantes no momento de participar de concursos culturais e promoções pela Internet. A primeira delas é verificar se a empresa é idônea, observando se o perfil na rede social é de fato o da empresa. Uma boa maneira de checar é consultando o site oficial da marca que realiza a promoção: se lá constar um link diretamente para a página da promoção na rede social fica mais fácil comprovar a veracidade. Também é válido ligar na empresa ou entrar em contato de outras maneiras, para se certificar de que aquela ação promocional é realmente da Companhia. A gerente de Relacionamento do Idec também orienta a guardar provas da participação, como imprimir a página ou dar um print screen (capturar a imagem da tela) no momento de participação da promoção. Checado os principais dados, caso a promoção apresente algum problema, o consumidor estará protegido pelo CDC. No entanto, se a empresa não existe, não se estabelece uma relação de consumo e a ação é considerada crime. "Por isso, é importante que o consumidor se certifique de quem realmente está do outro lado", completa Karina. |
Informativo "O Segurado" - Outubro de 2011 |