SEGURO... SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS
<< voltar
PEQUENOS TRUQUES PODEM ORIENTAR SEU CÃO NA HORA DO XIXI


Ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo exige disciplina, dedicação, paciência, persistência e muita, mas muita supervisão.

O que é muito bom sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
  • Serve para cachorros de todas as idades
  • Seu cão fica muito feliz quando acerta e você também
  • Uma vez a lição aprendida tende a ficar para o resto da vida
  • Em 6 ou 8 semanas já se tem um melhora significativa
  • Sua casa vai ficar muito mais agradável
Bandeja Sanitária

A Bandeja Sanitária propicia higiene ao seu cachorro, seja ele filhote ou adulto. Este sanitário foi desenvolvido para cães que estão acostumados a fazer suas necessidades no jornal. Evita que as patas fiquem molhadas e que o piso ou o carpete fiquem com cheiro de xixi.

Dicas

• Cães com menos de 6 meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal. O mais importante é reforçar os acertos com festa e pedacinhos de petiscos.

• Cães com mais de 7 meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar tendo dificuldades extras. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o machão vai dar trabalho dobrado. A castração para machos é uma excelente opção.

• Determine um único lugar para o canino fazer suas necessidades (se a casa for muito grande e o cão muito pequeno pode-se escolher 2 ou 3 lugares, mas não mais do que isso). Conforme seu bichinho for aprendendo você pode eliminar os locais extras. Certifique-se que este local esteja sempre disponível, limpo, seco, calmo e o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come, ou bebe.

• Vigie o horário que o cachorro costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô faça MUITA FESTA, senão, fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso em uma coleira, perto de você e fique atento a sinais de desconforto e impaciência. Leve-o novamente ao local determinado).

• Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e acabar ficando preso lá, por horas.  Se for preciso fique com ele uns 15 minutos, sem brincar ou agitá-lo até ele acabar de se aliviar.

• Controle a ingestão de comida. Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer ele fica sem hora para ir ao banheiro.

• Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não o deixe preso só na área de serviço, por exemplo.  Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.

• Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território.

• Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto especializado, use papel absorvente no lugar dele fazer xixi e cocô, mas deixe um pequeno pedacinho do papel antigo sujo de xixi para servir como guia.

• Recompense sempre e, muito, o seu cachorro se ele fizer suas necessidades no lugar desejado. O grande erro é focar a punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensar quando ele faz certo. Amor e atenção ensinam muito melhor do que pancadas. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo, ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar.

• Manter os locais em que seu cachorro fez xixi errado bem limpo e livre do cheiro de urina ou fezes é importantíssimo para não incentivá-lo a voltar nestes lugares. Os melhores produtos de limpeza são àqueles a base de enzimas, ou micro-organismos. Desinfetantes só disfarçam o cheiro de xixi, mas não removem de verdade. Se mesmo limpando bem seu cachorro volta sempre no mesmo lugar, experimente colocar algum móvel que impeça a ele de ter acesso a este ponto específico.

Parece muito trabalho, não é? Mas vale a pena todo esforço para ter uma vida mais agradável com nossos bichos. Eles pedem muito pouco e nós impomos muitas regras.
 
Informativo "O Segurado" - Junho de 2012